fechar
img

História e Tradições

História do Carnaval

O Carnaval, na Madeira, sempre foi vivido com grande entusiasmo, com os tradicionais "mascarados" de rua que se disfarçavam trapalhonamente com roupas velhas e pintavam a face com fuligem, e os bailes privados, realizados nos clubes locais, cujos foliões usavam verdadeiros disfarces inspirados em temáticas diversas, tais como personagens reconhecidas, profissões ou objetos.
O ponto alto dos festejos carnavalescos acontecia na Rua da Carreira, anteriormente a rua principal do Funchal, com um cortejo espontâneo em que os seus participantes congregavam o espírito de festa e de excesso típicos do Carnaval. Os residentes na rua e os foliões competiam numa autêntica batalha protagonizada com água, ovos, farinha, serpentinas e confetis. Os excessos cometidos nesse cortejo levou as autoridades a decretarem algumas proibições que, não obstante, não impediram nem coibiram os madeirenses de manter a tradição de viver intensamente o Carnaval nas ruas da cidade.
Com o crescimento da indústria hoteleira, a partir dos anos 70, os bailes que se faziam nos clubes, passam a ser organizados pelas unidades hoteleiras de luxo, como o Reid's Palace e o Savoy.
Nos finais dos anos 70 os festejos de Carnaval ganham um cunho oficial e vêm para a rua com um novo formato e organização, caminhando a passos largos para o atual cartaz turístico, internacionalmente reconhecido como Festas de Carnaval da Madeira. A Direção Regional do Turismo passa a organizar os cortejos Alegórico e Trapalhão. O cortejo alegórico traz para as ruas os grupos organizados que participavam nos bailes carnavalescos particulares (em salões de baile e hotéis), com o intuito de partilhar de uma forma mais abrangente, a sua criatividade com residentes e visitantes.
Os dois cortejos passam a percorrer um itinerário previamente estabelecido, que permite o divertimento dos foliões e, ao mesmo tempo, proporciona que os mesmos possam ser melhor apreciados pelos espectadores, que se colocam ao longo do percurso. Desde então, o evento foi adquirindo notoriedade, até se tornar num dos maiores cartazes turísticos da Madeira.

fundo1 fundo2 fundo3 fundo4 fundo5 fundo6